MELHORIAS NO POÇO DO VAROTTI

MELHORIAS NO POÇO DO VAROTTI

Foi recuperada a vazão original do poço, garantindo assim o abastecimento de água do local, com uma qualidade ainda melhor

Realizamos o trabalho de recuperação e manutenção do poço produtor de água do Varotti n°1, localizado na Rua Rua Paraíba, 41 - Parque Varotti.

Foi detectado que o poço apresentava com alguns problemas, pois inicialmente quando foi perfurado, no ano de 2011, ele tinha uma capacidade de produção de água de 32 m³/hora, produzindo um total diário de 640 m³/dia. Com o passar dos anos o poço tende a ter a sua produção reduzida, devido a incrustações formadas nos filtros produtores ou por motivos de exploração predatórias - quando não se realiza nenhum tipo de manutenção ou se opera de forma ininterrupta.

Desde o início da concessão, a Palmeiras Saneamento visualizou a necessidade de realizar um trabalho de recuperação do poço, pois a vazão de produção do poço era de 9 m³/hora, uma redução de 72% da produção original, limitando assim a sua utilização.

             

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Foi programada a retirada do bombeamento e das tubulações da captação de água para realizar a filmagem do poço, onde visualizamos a necessidade de realizar a limpeza dos filtros. Com esse trabalho, descobrimos que o poço é revestido até os 192 metros de profundidade e está perfurado a uma profundidade de 215 metros.

Efetuamos a limpeza com produtos químicos e a escovação da parede interna do poço. Após essa etapa, foi retirado todo o material que estava dentro do poço com o auxílio de um compressor de ar, soprando para fora toda a sujeira gerada na etapa anterior.

Finalizado a limpeza, começamos os testes de produção, que consiste em realizar três etapas: a primeira, o teste de rebaixamento; a segunda, o teste de recuperação; e a terceira, o teste escalonado.

O teste de rebaixamento tem a função de descobrir a produção do poço, onde após 24 horas de bombeamento contínuo é realizada a medição do nível que se encontra a água dentro do poço e a vazão que o poço está produzindo com a finalidade de descobrir a vazão específica de produção do poço.

A segunda etapa, o teste de recuperação, tem a finalidade de medir o tempo que demora para o poço recuperar no mínimo 80% do seu rebaixamento.

A última etapa, o teste escalonado, projeta o equipamento ideal para instalar, sendo a vazão que poço suporta produzir.

Com todo esse trabalho, foi recuperada a vazão original do poço, garantindo assim o abastecimento de água do local, com uma qualidade ainda melhor.

A última etapa o teste escalonado, tem a função de projetar o equipamento ideal para instalar, sendo a vazão que poço suporta produzir.

Finalizando, com todo esse trabalho realizado pela Palmeiras Saneamento, foi recuperado a vazão original do poço, garantindo assim o abastecimento de água do local, com uma qualidade ainda melhor.

 

ATENÇÃO!

Devido à limpeza programada no Poço do Varotti para o aumento da vazão, realizamos descartes de água no local. Não é desperdício!

A água descartada não é devido a nenhum vazamento e nem será cobrada em sua fatura. Então, você que está passando pelo local e vir um extravasamento de água, não se preocupe! É só um procedimento normal de limpeza.